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6 dicas essenciais de musculação para os corredores


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Você leu aqui no CorreBH o meu texto sobre o conturbado relacionamento entre a musculação e a prática da corrida. Agora eu complemento com essas 6 dicas para você, corredor, sobre a prática da musculação aliada aos seus treinos de corrida.

  1. É um consenso entre os especialistas que toda modalidade esportiva necessita reforço muscular para suportar os rigores do treinamento, porque a corrida seria diferente?
  2. Ao longo do tempo a cada 10 anos há uma perda significativa de massa muscular, o corpo perde naturalmente massa muscular e a musculação é uma forma comprovada de retardar esse processo.
  3. Alguns corredores ainda pensam que a musculação os deixará mais lentos e pesados. Em provas de fundo, tomando-se por base dois corredores de mesmo nível, chegará visivelmente menos cansado o mais forte, porém o excesso de musculação e hipertrofia tal como em outros esportes pode sobrecarregar o mesmo e atrapalhar na sua performance.
  4. A toda hora tem alguém para questionar dizendo que os quenianos são os melhores do mundo e não fazem musculação. Além de eles terem um talento natural muito em função da altitude em que vivem, eles são adeptos ao treinamento de força feito em terreno acidentado com subidas e outras dificuldades. Além disso, já existe uma corrente de treinadores que trabalha com quenianos que está se rendendo à musculação.
  5. Nenhuma atividade física é completa e a corrida não é diferente. Além do gesto esportivo da corrida não trabalhar todos os músculos das pernas de modo equilibrado, ninguém corre biomecanicamente perfeito, sem um desvio qualquer desde a coluna até as pernas. A musculação pode ser direcionada a corrigir essas falhas, principalmente muscular.
  6. Sempre dou sugestão aos meus alunos optar sempre pela musculação em dias separados da corrida, caso isso não sendo possível coloca-la em dias de treinos estabilizadores ou regenerativos, para não passar pelo risco de sobrecarregar a musculatura, seja ela qual for, porque a solicitação motora é diferente da corrida, e na verdade está havendo uma compensação e fortalecimento dos músculos da corrida.

Até a próxima! Um abraço a todos.


Tiago Pereira

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