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Alimentos de inverno para corredores


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A maioria dos corredores concorda que o tempo frio facilita a corrida, não é mesmo? Então, já que estamos no inverno, hoje eu trouxe ideias de comidas que podem ajudar na preparação para a corrida, na recuperação e no equilíbrio nutricional destes atletas.

Como aquecer suas noites?

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Podemos usar os caldos e sopas para aquecer nosso corpo, nos alimentar e de lambuja ainda hidratam muito, mas é preciso lembrar que não podem ser pesados e nem gordurosos, certo? Sendo assim, escolham um carboidrato para servir de base, como batata inglesa ou doce, macarrão, inhame, mandioca, cenoura amarela (ou baroa) e o arroz para uma canja, optem por uma carne branca, como o frango, legumes coloridos podem incrementar a proposta, sal com muita moderação, ervas à vontade e pronto! As sopas podem ser batidas no liquidificar para ficarem cremosas.

Como não diminuir o consumo de frutas, legumes e verduras?

Muitas pessoas diminuem o consumo deste grupo no inverno, mas eles não podem ser esquecidos, pois são fontes de vitaminas, minerais e antioxidantes, muito importantes para os exercícios e para a recuperação deles. Frutas como pera, banana, abacaxi e maçã podem ser levadas ao microondas por UM minuto para ficarem quentinhas, daí é só acrescentar canela em pó e se deliciar. Legumes, como batata, cara, couve flor, brócolis, cenoura, abobrinha, chuchu, moranga e outros, podem ser colocados num refratário, levados ao forno por 40 min assim eles ficarão cozidos, sendo uma excelente forma de acompanhar o prato principal do almoço, por exemplo.

Leite para o frio é uma delícia, não é mesmo?

O lanche da tarde pode vir combinado com um leite quente com chocolate, um cappuccino ou até mesmo um leite com canela e essência de baunilha. Hummm, aquece, hidrata e alimenta. Experimente!

E antes de dormir, que tal aquecer o corpo?

Para este horário eu tenho um dica deliciosa e que também ajudará a melhorar o sono: mingau de aveia. O leite e a aveia possuem nutrientes importantes e também possuem o triptofano que é um precursor do hormônio do sono e nesta hora, sem dúvidas, é um bom aliado, não é mesmo?

Bom, estas são ideias fáceis e que combinam muito com a estação, então comecem a aproveitá-las para ter ainda mais benefícios com a alimentação que é importantíssima para a saúde e o desempenho do corredor.


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