fbpx

3 alimentos termogênicos para auxiliar seu gasto energético


0
159 shares
chá verde - alimentos termogênicos

Termogênicos são alimentos que aumentam nosso gasto energético. Você já ouviu falar? Tenho certeza que sim, mas primeiro é preciso lembrar que todos os alimentos gastam energia para serem digeridos e metabolizados. O processo digestivo e absortivo tem a capacidade de aumentar a temperatura corporal e acelerar o metabolismo naturalmente, assim aumentando a queima de gordura. Porém, os alimentos ditos como termogênicos, fazem o metabolismo trabalhar num ritmo mais acelerado do que outros, gastando assim, mais calorias no final de um dia, por exemplo.

Mas sabemos também que não existem milagres quando o assunto é emagrecer. Muito pelo contrário, não é mesmo? Para que esses alimentos mostrem resultados, é preciso ter uma dieta equilibrada e praticar regularmente exercícios físicos, daí eles se tornam excelentes aliados, desde que quem os use não tenha nenhuma contraindicação, como alergias e/ou intolerâncias.

Conheça 3 alimentos termogênicos bem ativos!

PIMENTA VERMELHA – a pimenta é rica em capsaicina, uma substância ativa que tem papel termogênico, favorecendo o aumento do metabolismo em torno de 10 a 20%. A quantidade recomendada são três gramas/dia, podendo ser adicionada em saladas e pratos quentes na forma de tempero.

CHÁ VERDE – a planta Camellia Sinensis, que dá origem ao chá verde, possui um princípio ativo muito conhecido e estudado, a epigalocatequina galato, que além de inúmeros benefícios para a saúde, ainda tem mais este papel que é acelerar o metabolismo basal e aumentar o consumo de gordura corporal. Recomenda-se tomar 1 litro/dia. Porém deve ser tomado durante o dia, pois como é rico também em cafeína, pode atrapalhar o sono de pessoas sensíveis à ação dela.

GENGIBRE – essa raiz possui um óleo essencial ativo e pode aumentar o gasto calórico em torno de 10%. Pode ser consumido cru, em temperos para carnes, aves e peixes, no molho de tomate, nos sucos e até mesmo em chás. E as quantidades recomendadas diariamente são de duas fatias pequenas.

Sempre digo aos meus clientes, que os alimentos termogênicos não são atores principais do emagrecimento e sim meros coadjuvantes que podem e devem ser usados com bom senso e até mesmo com moderação! Porque a chave para o sucesso é sem sombra de dúvidas uma dieta equilibrada x exercícios físicos. Isto é certo e nunca mudará.

Mude hábitos!


X