fbpx

Atividade física? Por quê?


0
35 shares

Recentemente vivemos um boom tecnológico. Os avanços proporcionados pela tecnologia são uma característica marcante de nossa era. Nunca foi tão fácil obter informação. Qualquer coisa nos é acessível ao toque de nosso smartphone. Por outro lado, toda essa conexão nos deixou “imobilizados”. Passamos horas navegando na internet ou em frente à TV, ficando cada vez mais parados e apáticos física e mentalmente.

Felizmente, a mesma tecnologia que nos fascina a ponto de entrarmos num estado de inércia, também nos mostra um movimento de resgate da atividade física. Recentemente percebemos uma maior conscientização da importância e dos benefícios de se levar uma vida saudável.

Daí a pergunta – Por que se exercitar?

Vejamos alguns dados dos brasileiros

Óbitos por doença cardiovascular: 34% (1/3 por doença das coronárias)
Colesterol alterado: 42% dos adultos brasileiros
Fumantes: 35,85%
Obesos: 32%
Hipertensos: 15%

O Japão – que possui a menor mortalidade por doença cardiovascular no mundo – tem um índice de 42 óbitos por 100 mil habitantes. No Brasil, a proporção é de 160/100 mil.

No Brasil – as três doenças que mais matam são:

Infarto do miocárdio
Insuficiência cardíaca
Acidente vascular cerebral (derrame)

Todos os fatores citados acima e ainda o sedentarismo representam sérios riscos para o desenvolvimento de doenças cardíacas. A boa notícia é que esses fatores, se controlados, reduzem a chance de infarto ou derrame.

shutterstock_136802225

É nesse controle que entra a atividade física. O exercício feito de forma regular traz grandes benefícios ao organismo e, principalmente, ao sistema cardiovascular. Uma pessoa hipertensa que faz atividades físicas aeróbicas diariamente (caminhadas, natação, corrida) pode reduzir os níveis da pressão arterial por até 24 horas e ainda retardar o surgimento das doenças cardiovasculares.

Pense nisso! Programe o modo e qualidade de vida que você deseja ter!

Mexa-se!


Dr. Alexandre Cobucci
Cardiologista, triatleta amador, diretor da Clínica Espaço Cardiológico e criador do projeto Coração de Corredor.
X