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Como se preparar para uma corrida em trilha

Você quer se preparar para uma boa rotina de aventuras ou encarar um evento de corrida em trilha? Confira estas dicas de equipamentos, treinamentos e práticas que vão garantir seu proveito e segurança.


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Crédito: @5byseven via Twenty20

Correr em uma trilha – seja de terra batida ou em um terreno mais acidentado – é bastante diferente da tradicional corrida de rua.

Existem diversos fatores a serem considerados com o assunto é uma corrida em trilha. A própria textura do chão faz muito diferença. Quando corremos em um solo cimentado, nosso corpo se acostuma com a dureza do chão, com a ausência de obstáculos e mesmo com as distrações sonoras e visuais do ambiente urbano. 

De certo modo, o ambiente é mais estabilizado, ainda que o chão de cimento ou asfalto seja mais duro do que o de terra. 

Correr na cidade significa explorar um ambiente com o qual estamos familiarizados no dia-a-dia. Já a trilha, é sinônimo de aventura, e obstáculos como morros, raízes, plantas e diferentes tipos de solo podem mudar totalmente a experiência. 

Antes de sair para uma corrida na natureza, considere os tópicos abaixo.

Tênis adequado para corrida em trilhas

Se você está começando a correr em trilhas e a opção inicial é uma estrada de terra batida, sem muitos obstáculos, seu tênis de uso corrente para asfalto fará bem o trabalho.

Além disso, começar com esse tipo de solo é ideal para quem quer fazer uma transição adequada da corrida de rua para a corrida em trilha. 

No entanto, se a ideia é enfrentar trilhas mais estreitas, com pedras, raízes, colinas e riachos, é absolutamente essencial adquirir um tênis adequado. 

As maiores marcas do ramo – como Asics, Mizuno e Salomon, possuem modelos específicos para corrida em trilha, um mercado que vem aumentando com o ritmo de eventos dessa natureza. 

Os tênis para trilha possuem cravos maiores, que ajudam a manter uma tração adequada nos passos, evitando escorregões e deslizes em terrenos molhados. 

Além disso, esses tênis costumam ser mais baixos, com salto menor, para evitar torções. São também mais flexíveis e preparados para proteger os pés.

homem e mulher em uma corrida em trilha

Ajuste a sua performance ao novo terreno

Na hora de passar do terreno urbano às trilhas você não deve comparar as performances ou frustrar-se pela corrida na trilha ser mais lenta e demorada do que na cidade.

É preciso adaptar o ritmo e aprender a interagir com os obstáculos naturais da trilha. Algumas trilhas são mais simples, com terra batida, outras possuem pedras e morros. Até mesmo corredores profissionais e técnicos andam nas subidas e correm nas descidas e retas, portanto não veja isso como fraqueza ou algo do tipo. 

Sempre que estiver em dúvida a respeito do terreno, caminhe. 

A corrida na trilha envolve aprender a lidar com as circunstâncias do caminho. Terrenos com cascalhos precisam de uma pisada mais firme e lenta, por exemplo. O(a) corredor(a) precisa adequar o seu físico e a sua experiência para essa nova realidade. 

Essa é chave para aproveitar totalmente  a corrida na trilha. 

DICA EXTRA: A corrida em trilha exige vários aspectos corporais. Treinar força e equilíbrio com exercícios pode alterar toda a performance. Trabalhe pernas, cardio, core, braços e força nos tornozelos e pés.

Equipamentos e mantimentos para a corrida em trilha

Quando você vai correr em uma trilha é importante garantir alguns cuidados extras com a segurança. A melhor opção é correr em companhia. Mas se for sozinho(a), leve um celular e avise as pessoas para onde vai. É interessante, além disso, instalar um app de localização que seja ativado em qualquer emergência.

Uma corrida em trilha pode ser muito exigente com seu físico. Não deixe de levar um suplemento de água adequado para a distância a ser percorrida. Óculos escuros podem ajudar a proteger os olhos de galhos e repelentes podem evitar desconforto com picadas depois da corrida.

homem correndo em uma descida em corrida em trilha
Crédito: @evablanco via Twenty20

Preparando-se para um evento de corrida em trilha

Se você quer se preparar para um evento de corrida em trilha, como o Iron Runner em Inhotim, é uma boa ideia você construir aos poucos suas habilidades. Um bom plano é correr pelos menos duas vezes por semana em trilhas e revezar com as corridas na rua.

Esse balanço irá ajudar muito na adaptação para as novas demandas e manter o preparo para correr em terrenos mais duros. 

Curta a corrida!

O contato com a natureza é um dos maiores diferenciais da corrida em trilha!

Porém, lembre-se de manter muita atenção e evitar distrações que pode resultar em quedas. Se quiser apreciar a paisagem ou as flores do caminho, dê uma pausa ou caminhe um pouco. 

Ficou alguma dúvida? Comente em nosso blog e participe do mundo da corrida!


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