fbpx

Já tomou água hoje?


1
72 shares, 1 point

Beber água é fundamental para a nossa sobrevivência, afinal, nosso corpo possui em torno de 60-70% de água. E ela possui um papel importantíssimo na regulação da temperatura corporal, na diluição de secreções, no transporte de vitaminas, eliminação de toxinas, ou seja, bem hidratado, nosso corpo funciona em equilíbrio.  E quando o assunto é hidratação muitas dúvidas passam pela cabeça dos corredores, não é mesmo? Então vamos entender um pouco mais!

20130321220047-278e32fa

As necessidades variam de atleta para atleta, pois tem aqueles que transpiram muito, já outros nem tanto, mas é preciso se hidratar independente do suor, porque muitas vezes a nossa temperatura pode ficar comprometida se não ficarmos atentos. Ao nos exercitarmos a temperatura do corpo aumenta rapidamente e começamos a suar para eliminar este calor e neste processo, perdemos líquidos e sais minerais e a desidratação pode gerar vários problemas. Veja abaixo, só para citar alguns.

  • Redução do volume do sanguíneo;
  • Fadiga precoce;
  • Redução do desempenho, da força muscular e da recuperação;
  • Superaquecimento por conta do suprimento inadequado de sangue (hipertermia);
  • Aumenta do risco de câimbras;
  • Dor de cabeça;
  • Batimento cardíaco mais acelerado;

Geralmente quando estamos com sede é porque nosso organismo já está com um déficit de líquidos que gira em torno de 2% do peso corporal. Portanto, se hidratar adequadamente é essencial para que o rendimento físico e a saúde não sejam prejudicados, sendo assim, o ideal é ingerir água ao longo de todo o dia, mesmo sem sede, até que isto se torne um hábito.

Recomendações para o treino

  • Antes da corrida – é recomendada a ingestão de 400 ml a 600 ml no período de duas horas antes de começar correr;
  • Durante a corrida – o ideal é ingerir em torno de 200 ml a cada 15 ou 20 minutos (isto vai ajudar muito a retardar o aparecimento da fadiga e das câimbras);
  • Após a corrida – o ideal é beber água logo após terminar a corrida e para saber direitinho o quanto beber após o treino, siga a recomendação: pese antes e depois do exercício e então beba quantidade de água “perdida”.

Na teoria, em treinos e provas que não ultrapassem uma hora não é necessário ingerir outros líquidos além da água. Já se o seu treino ou prova ultrapassar uma hora aí sim se torna necessário ingerir bebidas esportivas, pois elas possuem carboidrato, sódio e outros minerais que são muito importantes para quem se exercitou por muito tempo, estimulando a absorção intestinal dos fluidos, reduzindo a diurese em comparação com a água e melhorando o desempenho. Mas esta recomendação de água pode também ser sentida de pessoa para pessoa, portanto, se conheça.

E como saber se estou bem hidratado?

É muito simples, observe a cor da sua urina!  Ela deve ter o tom em amarelo claro, se estiver escuro e com odor forte, isso pode ser um sinal evidente de que é necessário ingerir mais líquidos.

Fica a dica!

O Ed Sheeran mandou avisar que ele não esquece a hidratação!
O Ed Sheeran mandou falar que é pra você não esquecer de beber água!

Quem tem dificuldades para beber água então tem que se lembrar deste ditado: “o que não é visto, não é desejado”! Então que tal carregar uma garrafinha de água ou deixá-la na mesa do trabalho para ajudar na lembrança e na preguiça?

E você, já tomou água hoje?[divider]

Quer ficar por dentro dessas e de outras dicas de nutrição? Acompanhe o Fica a Dica com Raphaella Cordeiro, o meu canal no Youtube.


X