fbpx

Leo Mesquita


0

Deu tudo certo! A corrida foi muito boa e a meta que eu considerava factível foi atingida. Mas não foi fácil. O grande barato de correr uma maratona é que nunca se sabe exatamente como a corrida vai terminar.

O fds foi tudo muito agradável. Chegamos em Porto Alegre na sexta feira à noite, na verdade, madrugada de sexta para sábado. No vôo de BH para Porto Alegre a diversão já estava no ar! Muitos amigos e outros tantos atletas iam para a corrida. Muita animação! Quando fomos dormir já eram quase 2 horas da manhã.

No sábado pela manhã os compromissos eram buscar o kit da prova e ir ao encontro do amigo Sérgio Xavier, editor da revista Runners World Brasil e autor do livro Operação Portuga. Resolvemos a questão do kit primeiro e fomos para o debate sobre alta performance em maratonas. No debate encontrei diversas outras pessoas, muitas de BH uma vez que um dos debatedores era o treinador Heleno Fortes. Muitos atletas da HF Assessoria Esportiva estavam lá. Foi uma grande diversão e um papo de mais de 2 horas super interessante. A tarde e a noite de sábado ficaram reservadas para passeios na cidade e outras atrações. O calor se fez presente ao longo de todo o sábado e já anunciava o que esperar para o dia seguinte.

Não deu outra! Domingo acordei às 05:00 e nada de frio. Uma madrugada apenas de temperatura amena. Pouco depois das 6 horas já estava no local de largada da maratona. Largada que ocorreu pontualmente às 07:15 assim como estava descrito no regulamento.

Comecei a prova como planejado em ritmo bem confortável, cheguei ao km 3 com 00:13:17. A corrida seguiu por um trajeto bem bonito, passamos em frente ao Iate Clube de Porto Alegre, um visual bem interessante. Cheguei ao km 10 com 43:00. Neste ponto, com o corpo devidamente aquecido a idéia era aumentar um pouco o ritmo e foi o que aconteceu. Cheguei ao km 15 com 01:04:12, apenas 10 segundos mais rápido do que o planejado. A corrida seguiu normalmente com uma hidratação perfeita. Neste ponto já seguíamos para o outro extremo do trajeto. Cheguei ao km 20 com 01:25:26 e cruzei o ponto de controle da meia maratona com exatos 01:30:00. Até ai a programação estava perfeita. Faltava apenas fazer a outra metade da prova no mesmo ritmo, o que seria muito complicado, uma vez que o sol já brilhava forte. Logo após a meia maratona a organização iniciou a entrega de frutas, foram dois pontos onde eram entregues bananas. km 25 superado com 01:46:27 e o km 30 com 02:07:52. Até ai parecia que eu estava sendo controlado por computador, o ritmo era perfeito e seguia exatamente como programado. km 35 superado com 02:29:44 já razoavelmente atrasado para a meta, afinal tirar 26 segundos neste ponto da corrida não seria tarefa fácil. A partir daí tudo ficou muito complicado o ritmo caiu muito, terminar a prova era apenas uma questão de superação. Ia ultrapassando diversos atletas que já haviam desistido de suas metas, muitos caminhavam. O sofrimento já tomava conta. Após o km 36 a maratona mostra a sua verdadeira face. O cansaço físico toma conta, a cada instante o risco de uma câimbra nos deixa cada vez mais preocupados. Poupar ou manter o ritmo? Arriscar uma cãibra ou apenas completar a prova? A corrida passa a ser uma luta entre corpo e cérebro. Na reta final da prova o cansaço venceu, o ritmo caiu mesmo! Perto do km 40 cheguei a andar por uns 10 segundos. Já não queria nem olhar para o relógio, a meta de completar a prova na casa das 3 horas já havia sido perdida. Voltei a correr com a meta de completar com tempo inferior a 03:04:00, que era a que eu julgava razoável. Seria o meu novo recorde pessoal. Pensava na minha esposa que me esperava na linha de chegada, eu nunca fui de chegar atrasado aos encontros com ela. Após o km 41 até dei uma acelerada, novamente motivado. Cruzei a linha de chegada com 03:02:59. Uma marca muito boa que comemorei muito após recuperar as forças. Fiquei na colocação 113 no geral e na 27 considerando a minha faixa etária. Foi muito bom. A meta da maratona sub 3 horas ainda será conquistada!

Bons treinos a todos!

Leo Mesquita
@vivoparacorrer


CorreBH

O seu canal sobre a corrida de rua na capital mineira. Acompanhe nosso site e redes sociais e fique por dentro.
X