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Amanhã tem longão? Saiba o que comer!


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Amanhã é dia de treino longo e você deve estar pensando: o que eu posso comer para me ajudar a ter e manter a energia durante todo o percurso? É preciso mesmo se programar, inclusive no que vai usar durante o treino, pois grandes distâncias ou mesmo tempo longo de corrida exigem preocupações para garantir energia, bom desempenho e saúde, claro.

Então vamos pensar naquela pessoa que treina pela manhã, pois é sobre isso que vim falar hoje. Na noite anterior é importante se preocupar com a alimentação e a dica que dou é: carboidrato de rápida absorção, proteína de fácil digestão, pouca gordura, pouca fibra, pouquíssimo sal e açúcar e, claro, álcool de jeito nenhum. Já as quantidades vão variar conforme a necessidade de cada um, por isso é importante que todos tenham uma dieta bem calculada e, obviamente, individualizada.

O glicogênio, que é nosso estoque de combustível, precisa estar cheio, e a alimentação faz total diferença neste ponto, assim como a qualidade dela, pois esta energia estocada vai ajudar no bom rendimento durante a corrida e a recuperação muscular também pode ser bem melhor quando se está bem alimentado. Isso sem se esquecer da hidratação, pois a desidratação pode levar a diminuição do desempenho e o cansaço pode chegar mais rápido, portanto, não se descuide deste aspecto também.

O que comer?

De acordo com as ideias, eu sugiro que na noite anterior à corrida, você escolha umas das sugestões abaixo:

Carboidrato de rápida absorção – macarrão ou arroz branco;

Proteína de fácil absorção – peixe ou camarão grelhado, assado ou cozido;

Molho – de tomate, pois é magrinho e leve;

Vegetais – variados, mas em quantidade moderada para não representar excesso de fibras;

Temperos – ervas frescas, para que o consumo de sal seja bem controlado, pois elas dão muito sabor e um aroma delicioso.

Monte seu cardápio usando estas sugestões e a criatividade. De qualquer forma, hoje eu trouxe uma receita deliciosa e leve que gosto e faço muito.

Macarrão com Camarão

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Ingredientes:

  • Macarrão parafuso;
  • Azeite de oliva extra virgem;
  • Raspas da casca de um limão siciliano;
  • Alho amassado;
  • Camarões médios;
  • Manjericão fresco picado;
  • Sal e pimenta do reino a gosto.

Modo de preparo:

Coloque o macarrão para cozinhar e enquanto isso acrescente um pouco de azeite a uma panela, adicione as raspinhas de limão e deixe pegar gosto por uns 5 minutos em fogo brando, logo coe o azeite e depois volte com ele à panela. Em seguida, acrescente o alho e os camarões, mexa por uns 3 minutos, tempere com pouco sal e pimenta a gosto. Junte o macarrão já cozido, mexa bem para que toda a massa pegue o gostinho do azeite de limão, misture o manjericão fresco picado e sirva a seguir.

Siga estas sugestões e observe o quanto a alimentação correta no dia anterior, assim como também no dia da corrida, fazem enorme e total diferença nos resultados. Mude hábitos!


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