fbpx

Plano de movimento na corrida


-5
10 shares, -5 points

A corrida é uma atividade que precisa dos três planos de movimento funcionando em equilíbrio: o sagital, o frontal e o transverso. O sagital inclui movimentos para frente e para trás e desempenha um papel fundamental na corrida. O plano frontal são movimentos que acontecem para os lados do corpo. O plano transverso são movimentos rotacionais que ocorrem durante a corrida.

Quando falamos de corrida, o plano sagital é o predominante. Para ele funcionar de maneira eficiente (e com menos sobrecarga no nosso corpo) precisamos dos planos frontal e transverso trabalhando em equilíbro.

Dê atenção ao plano transverso

Dos três planos de movimento, o mais negligenciado pelos corredores é o plano transverso. O que pode custar caro para um atleta, pois a fraqueza dos músculos que fazem esse controle rotacional pode levar a alguns desequilíbrios musculares e, aliado a outros fatores, pode resultar em uma lesão que vai acabar tirando você da pista.

Mas vale lembrar que a lesão é multifatorial. Não adianta colocar a culpa só no plano transverso, hein?

Lesões como fratura por estresse na tibial ocorrem pela falta de controle rotacional como um fator de risco e podemos encontrar disfunções no quadril, joelho e tornozelo associados a essa falta de controle do plano transverso.

Ao mesmo tempo que uma fraqueza no controle rotacional pode levar a uma lesão, a falta da rotação também pode gerar lesões. A partir daí, se da a importância de fazer uma boa avaliação com um fisioterapeuta para identificar essas possíveis alterações.

Uma dica para os corredores e triatletas é: se você ainda não está fazendo algum exercício para controle do plano transverso, peça para o profissional responsável por montar seus treinos para incluir exercícios para esse tipo de controle na sua ficha.

Bons treinos!


Nilcio Flavio

Corredor e fisioterapeuta esportivo pelo Five Centro de Treinamento. Formado em Fisioterapia em 2010 pela PUC Minas e especialista em Fisioterapia Esportiva pela UFMG, em 2012. Corredor desde 2012, completou sua primeira maratona em 2016, em Buenos Aires.
X