fbpx

5 sucos nutritivos que trarão benefícios para a sua saúde


1
225 shares, 1 point

A associação de frutas com verduras, legumes ou outros produtos alimentares é uma ótima combinação para dar um gás na saúde e na performance. Veja as opções de sucos que trazem grandes benefícios a corredores e praticantes de atividade física:

Suco laranja

Este suco irá ajudar os atletas de rua a manter o bronze protegendo as células do envelhecimento além de ter ação na prevenção de lesões por ser rico em antioxidantes.

Os alimentos alaranjados fornecem carotenóides, um grupo de substâncias antioxidantes que, além de modularem o sistema imune, protege nosso organismo dos radicais livres, os quais promovem o envelhecimento celular e o estresse oxidativo que ocasiona diversas doenças crônicas e até mesmo lesões em atletas e praticantes de atividade física.

Dentre os carotenóides há o licopeno, betacaroteno, luteína e zeaxantina. Quando utilizados juntos eles unem suas forças potencializando os benefícios. Por isso, a mistura dos ingredientes abaixo formam um suco altamente protetor e um bronzeante natural.

Ingredientes:

  • 150 ml de água ou água de coco
  • 1/4 de limão com casca (a casca do limão possui substâncias que induzem à destoxificação hepática)
  • 1 fatia de mamão (fonte de betacaroteno)
  • 1 ramo de agrião (fonte de luteína, substância protetora dos olhos)
  • 1 cenoura pequena (fonte de betacaroteno)
  • 1 lasca de rizoma de curcuma (altamente antioxidante)

Preparo: corte o limão em quatro e retire a parte branca do meio. Bata com a metade da água, coe e reserve. Coloque os outros ingredientes no liquidificador, junte o restante da água, bata, não coe e coloque em uma jarra. Acrescente o suco de limão previamente coado, misture e está pronto o suco.

Suco vermelho

O suco de beterraba vem fazendo sucesso entre as pessoas que fazem atividade física por favorecer uma recuperação muscular mais eficiente. A beterraba é uma fonte de nitrato/nitrito, os precursores de óxido nítrico. Essa substância é um ótimo dilatador dos vasos sanguíneos, auxiliando no transporte de mais nutrientes e oxigênio para o músculo.

Pode ser consumido antes ou após o treino. O consumo pré-treino irá favorecer a chegada de oxigênio e nutrientes nas células musculares ao longo da atividade física, podendo levar a uma melhora da performance e a uma maior tolerância ao exercício de exaustão.  Quando consumido após os treinos, pode melhorar a recuperação muscular, diminuição a fadiga.

Já a melancia fornece um nutriente chamado citrulina, também precursor de óxido nítrico, o que irá potencializar os efeitos da beterraba.  Por isso a mistura dos ingredientes abaixo se torna uma aliada dos praticantes de atividade física.

Ingredientes:

  • 200 ml de água
  • 1 beterraba do tamanho de uma laranja
  • 1 xícara de melancia com o caroço
  • 1 lasca de gengibre (tem efeito termogênico)

Preparo: bata todos os ingredientes no liquidificador e consuma logo em seguida.

ATENÇÃO: para ter o efeito desejado dos nutrientes da beterraba, ela não deve ser consumida com frutas cítricas. A acidez irá promover a transformação do nitrato em nitrito fora do organismo, o que diminui o efeito para produção de óxido nítrico.

Suco roxo

Este suco é uma ótima opção como fonte de energia e antioxidantes para combater o excesso de radicais livres produzidos durante a atividade física. O açaí é fonte de minerais como ferro, magnésio, cálcio e potássio. Esses nutrientes são indispensáveis aos praticantes de atividade física pois ajudam no transporte de oxigênio ao músculo, na produção energética e contração muscular. Tanto o açaí quanto a uva são fontes de antocianidinas, potente antioxidante que combate os malefícios dos radicais livres.

O açaí também fornece gorduras boas que irão auxiliar na produção energética. Mas cuidado!!! Para apresentar todos esses benefícios, o açaí deve conter somente a polpa, sem o xarope de guaraná.

Já o suco de uva integral sem adição de açúcar, além de fornecer antocianidinas, fornece o resveratrol. Essa substância tem ação no aumento da produção de mitocôndrias. Estas organelas do nosso organismo são responsáveis pela produção de energia. O suco dessa fruta é, também, uma boa fonte de carboidrato: 200 ml fornecem aproximadamente 26 gramas de carboidrato, o que o torna uma ótima opção de suco pré-treino. É tão nutritivo que nem precisa ser associado a legumes ou verduras. Somente as frutas já o tornam especial!

Ingredientes:

  • 100 gr de polpa de açaí sem xarope
  • 200 ml de suco de uva integral sem açúcar

Preparo: bata os ingredients no liquifidicador e está pronto para ser consumido.

Suco amarelo

Nada como um suco amarelo para otimizar a produção de energia através do carboidrato! Este suco é uma boa opção para acompanhar uma fonte de carboidrato de alto índice glicêmico como, por exemplo, o pão francês. Isso porque o caju tem efeito termogênico porque estimula a queima do carboidrato, ou seja, ele aumenta a produção de energia através desse nutriente. Isso ocorre devido aos taninos, polifenóis presentes no caju, que lhe conferem o sabor adstringente.

Este efeito é maior nos indivíduos não treinados, que estão iniciando a pratica de atividade física.

Associe o caju com abacaxi e gérmen de trigo. O abacaxi, além de conter muita água, fornece vitamina A, minerais e algumas vitaminas do complexo B, nutrientes importantes para a produção energética. Já o gérmen de trigo favorece a captação do carboidrato pelas células. Não adianta consumir o carboidrato se as células não conseguem captá-lo e transformá-lo em energia. Então, para potencializar esse efeito do gérmen de trigo, a parte nobre do grão do trigo, é uma ótima opção associá-lo ao suco de caju. Esse produto alimentar é uma boa fonte de cromo, mineral muito conhecido por facilitar a entrada do carboidrato na célula.

Ingrediente:

  • 100 ml de água ou água de coco
  • 100 gr de polpa de caju
  • 1 rodela de abacaxi
  • 1 colher sopa rasa de gérmen de trigo

Preparo: bata os ingredientes  no liquidificador e está pronto para ser consumido.

Suco verde

Esse é, sem dúvida, o mais falado de todos os sucos, também conhecido como suco detox. Os ingredientes utilizados favorecem a eliminação de toxinas por serem ricos em nutrientes detoxificantes e diuréticos. Mas, além disso, o suco verde é uma ótima fonte de magnésio. Este mineral é de extrema importância para a produção de energia portanto,  também traz benefícios aos praticantes de atividade física. Neste caso, pode ser feito com suco de laranja mas, se preferir um suco menos calórico, utilize água e suco de limão como base. Frutas como maçã e abacaxi são mais indicadas pelo alto teor de fibras e baixo valor calórico. As folhas verdes, que dão nome ao suco, não podem faltar. Dentre os verdes escuros, as que mais apresentam poder detoxificante são as folhas e os talos do brócolis, mais até do que a couve. Acrescente também salsinha, uma ótima fonte de cálcio, nutriente importante para a contração muscular, e gengibre, raiz muito conhecida por aumentar a termogênese.

Ingredientes:

  • 150 ml de água, água de coco  ou suco de laranja
  • Suco de ½ limão (não é necessário utilizer se o suco for feito com laranja)
  • 1 xícara de folhas e talos de brócolis  ou 1 folha de couve
  • 2 colheres de sopa de salsinha picada
  • 1 lasca de gengibre
  • Hortelã a gosto

Preparo: bata todos os ingredientes no liquidificador e está pronto para ser consumido. O hortelã ajuda a melhorar o sabor, uma vez que as folhas verdes são fontes de substâncias enxofradas de sabor característico e que conferem o poder desintoxicante.

É importante não coar os sucos para manter as fibras e diminuir o índice glicêmico, o que irá evitar picos de insulina no corpo. Estes picos favorecem o acúmulo de gordura, principalmente, a abdominal.

Evite adoçá-los mas, se for necessário, dê preferência ao açúcar demerara, melado de cana ou mel, por serem mais nutritivos que o açúcar cristal.


Caroline França

X