fbpx

Treinamento funcional


0

Por Thiago Araújo
(Treinador da Endorfina)

Treinamento: A expressão treinamento ou treino refere-se à aquisição de conhecimento, habilidades e competências como resultado do ensino de habilidades práticas relacionadas à competências úteis específicas.

O treinamento físico concentra-se em objetivos mecânicos: programas de treinamento nesta área desenvolvem habilidades ou músculos específicos, frequentemente visando atingir um máximo num determinado espaço de tempo. Alguns programas de treinamento físico visam incrementar a aptidão física geral e combater o sedentarismo.

Funcional: Algo que foi concebido e executado para se ter eficiência nas funções que     lhe são próprias, que possui eficácia, prático, utilitário.

(Fonte: Dicionário Houaiss)

Que permite efetuar alguma coisa da melhor maneira.

(Fonte: Dicionário Online)

Treinamento Funcional

Tem como característica realizar a convergência das habilidades biomotoras fundamentais do ser humano como: Equilíbrio, Força, Velocidade, Coordenação, Flexibilidade e Resistência; para produção de movimentos mais eficientes e com a máxima economia de energia. A vantagem deste método de treinamento é a de atender tanto o indivíduo mais condicionado como o menos condicionado, criando um ambiente dinâmico de treino.

Desenvolvido para ser um sistema de treinamento funcional focado nos movimentos fundamentais do homem primitivo e que são executados também no cotidiano do homem moderno, são eles os movimentos de: agachar, avançar, abaixar, puxar, empurrar, levantar e girar.

O Treinamento Funcional foge do convencional, pois se baseia nos movimentos e/ou ações naturais do ser humano, com o objetivo de aperfeiçoar a execução de suas tarefas diárias e alterar seu nível de condicionamento físico (aumento de performance). Através dele é possível:

  • Tornar o corpo mais inteligente em aspecto motor;
  • Promover músculos mais eficientes;
  • Executar exercícios motivantes e desafiadores;
  • Prevenir lesões;
  • Ganho de Força e Massa Muscular;
  • Perda de Peso;
  • Aprimoramento da Postura.

(Fonte: Wikipédia, www.treinamentofuncional.com.br)


CorreBH

O seu canal sobre a corrida de rua na capital mineira. Acompanhe nosso site e redes sociais e fique por dentro.
X